Quando uma Negra vence outras também podem vencer



Rafaela silva  é o nome mais citado em todos os jornais ultimamente ,não é atoa  Rafaela foi medalha de ouro em 2016 ,depois de sofrer  em 2012 todos os insultos possíveis por ter perdido  em Londres por conta disso Rafaela teve depressão profunda  e quase desistiu de seu sonho  maior sonho ser uma campeã olímpica .

Rafaela foi desacreditada até pela própria família  onde já se viu uma Negra favelada ser campeã  aquele lugar não é para você Rafaela ,desiste logo .Eu não vou ser hipócrita de dizer que conheço a historia da Rafaela a fundo , dei uma leve pesquisada e pude perceber que nós temos muito em comum ,primeiro Rafaela é uma Mulher negra segundo temos o mesmo sobrenome silva e terceiro somos da Periferia .

A vitoria da Rafaela é uma vitoria  cheia de dores ,cheia de calos e cheia de simbolismos é  muito comum   que mulheres negras  e periféricas ouçam que aquele emprego ,aquela tão sonhada faculdade de psicologia , medicina ,direito não é para elas , muitas vezes falta apoio até da própria família '' olha o lugar que você vive ,você acha mesmo que vai chegar lá ? " a nossa auto estima é minada todos os dias por palavras negativas ,nossa auto estima é a primeira a sofrer os ataques ou paramos para chorar ou lutamos ,conclusão não temos tempo para chorar ,não temos condições de contratar psicólogos somos nós a nossa própria esperança.

Na periferia  não tem essa ou você luta ou você luta ,contrariando a expectativa de muitos mulheres negras tem vencido a barreira do pessimismo das palavras negativas e se se formado ,sendo empreendedoras de sucesso , sendo mães de vencedores ,mas nem sempre é tão fácil muitas estão no meio do caminho lutando caindo e levantando até conseguir alcançar seu sonho ,outras desistiram e não achem que elas são fracas experimenta por um dia ser uma mulher negra da periferia e sentir toda a pressão social e depois nós vamos debater o que é ser fraco .

Uma silva estava ali no pódio ,onde estavam os que hoje elogiam  quando essa silva estava no chão com depressão trancada querendo desistir ? Onde estão nossos bajuladores nas nossas derrotas nas nossas frustrações ? ,por isso falo a Rafaela representa a mulher negra periférica que tem que vencer tudo sozinha ,que carrega o mundo nas costas que vence  mas que não tem ninguém  ali do seu lado no seu pior momento .

Terá mais silvas no pódio da vida ,vai ter mais mulheres vendo que a luta é longa e dura mas que a recompensa chegará no seu devido tempo , vai ter Mulher negra dizendo para outra : ei você pode ! ,vai ter racista  querendo desqualificar sua vitoria é claro que vai ,vai ter família dizendo você é louca ,vai ter falta de grana mas persistiremos e resistiremos por que quando uma mulher negra vence ,outras se espelham ,outras sorriem ,outras vencem .

se eu pudesse falar algo para Rafaela silva hoje eu diria aquele choro também foi o meu aquela vitoria também foi minha , por que você é minha irmã de luta e me representa Obrigada por não desistir .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de uma desviada

Para quem é empoderador uma Protagonista Negra em Malhação ?

O cabelo Loiro da Beyoncé a torna menos Negra ?