Para quem é empoderador uma Protagonista Negra em Malhação ?




Quando a noticia que na Malhação teria uma protagonista negra, muitas mulheres negras ficaram animadas outras nem tanto .Afinal diziam que a atriz Aline dias era uma negra padrão ,nariz afilado , cabelos lisos ou alisados ,olhei para Aline dias e vi  uma negra que também está exposta ao racismo como qualquer outra Mulher negra. Isso não me deixou brava ,brava eu fiquei quando soube que a personagem de Malhação Joana seria uma Cearense filha de mãe solteira , que iria para o Rio de Janeiro ser faxineira ,não existe nada de errado em ser faxineira mas é errado retratar a Preta e nordestina sempre de forma servil . 

A perspectiva de  cearenses e de nordestinos como massa de mão de obra mudou bastante ,cearenses estão em primeiro lugar em concursos como ITA e recentemente  77 escolas publicas do ceara  se destacaram no IDEB .Cearenses não vão apenas ser faxineiros no Rio de janeiro vão ser Juízes, médicos engenheiros .Chamei  atenção para esse ponto ,pois na TV nordestino sempre aparece servindo a alguém ,imagina se a Personagem for Preta e Nordestina.


Mesmo sabendo das intenções e do script da globo ,me atrevi a assistir e o que eu vi eu não gostei .A personagem Joana se apaixona por um rapaz comprometido esse rapaz  é namorado de sua patroa ,sua patroa que a humilha constantemente e rouba as melhores ideais de Joana . Para usar na gerencia de uma academia .Sim o Príncipe loiro de olhos azuis ,poderia ser moreno também da cor da neve, de olhos castanhos como nos filmes da Disney é sustentado pelo pai da namorada rica e as vezes ganha mimos da namorada com um carro por exemplo.


Nada mais previsível mas não para  por aí ,as humilhações são escrachadas e naturalizadas , no dia que assisti  a personagem Joana estava num bate papo com colegas de trabalho ,quando uma disse para outro colega :"Não sou tuas negas ".eu nem preciso explicar como esse termo é depreciativo fora frases como " no ceara você não aprendeu a faxina não moça ? ",  ou mesmo  " nossa você trocou a sombra e água fresca e praia do ceara por essa correria do Rio de Janeiro ?".Se os personagens soubesse que em Fortaleza –CE  é correria ficariam frustrados .

Como é típico da globo a personagem vai ter a reviravolta ,no ultimo capitulo depois de muitas humilhações ,me pergunto nossas meninas , adolescentes e mulheres não sofrem o suficiente ? . Para chegar depois de um dia de trabalho ou escola e ver em tv aberta a frase "não sou tuas negas ? .O papel de negra servidora calada diante do racismo só é bom para Patrões e sinhás não para nossas meninas .

A  globo ainda não entendeu que mulheres negras, não se calam mais diante de racismo elas estão na linha de frente  combatendo o racismo .Elas não são mais servis  elas trabalham em diversos setores.  Na medicina , na educação ,no direito  são empreendedoras ,modelos de sucesso por que não retratar essa nova realidade? 
Por que insistir na ideia de homem salvador ? Sendo que mulher negra muitas vezes é arrimo de família ?.mas como diz mano Brow preto e dinheiro são palavras rivais . 



Porém a personagem é lutadora ,guerreira ,honesta  como muitas negras carregou sozinha muitas coisas nas costas , mas por muitas vezes é omissa muitas vezes repete os velhos bordões de todas  as outras novelas ,não é empoderador é um desserviço  ter ideias roubadas ,ser humilhada na frente dos outros ,ouvir piadinhas racistas  não nós não precisamos disso , isso não é representatividade é humilhação em TV aberta ,deixe -nos contar nossas historias ,que não são só historias tristes ,são de lutas superação ,vitorias e resistência . 


A globo ainda não aprendeu nada sobre empoderamento e representatividade da Mulher negra e nós também não aprendemos que é incoerente  esperar que o opressor pare de nos oprimir . 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de uma desviada

O cabelo Loiro da Beyoncé a torna menos Negra ?