Onde está Angelo Assumpção ?

Por Renato Gama

O Facebook na noite de hoje presenciou posts de resistência, lembrando os atos Racistas de Arthur Mariano (que, talvez, trocou o sobrenome que utilizava na época do Racismo, pra cair no esquecimento, Arthur Nory).
Ovacionado pela platéia e pela mídia, surge a pergunta: O que Arthur (Nory) Mariano já fez pelo Brasil? O que ele fez pra merecer disputar as olimpíadas, além de ser branco? Segundo o wikipedia, um 6° lugar, um 8° lugar, um 21° lugar, outro 6° lugar...? Ter sido cometedor de Racismo talvez tenha sido seu maior triunfo, e seu maior ato de notoriedade; foi quando começou a existir pro Brasil.

E Ângelo Assumpção? O que fez pra merecer estar fora das olimpíadas, além de ser negro? Um 1° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, um 3° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, um 1° lugar, outro 1° lugar, outro 1° lugar, um 1° lugar, outro 1° lugar, segundo o wikipedia? Ser o atual Campeão Mundial na Copa de São Paulo e ter deixado Diego Hypólito em 3°? Ter sido vítima de Racismo deve ter sido seu maior mérito, além de ser negro, para estar de fora?


(Por outro lado, faz sentido que ele esteja de fora. Quem disse que essas Olimpíadas são nossas? Esses são os: Jogos Tribais Europeus de Verão. Nossos jogos seriam os: Jogos Civilizacionais Pan-Afrikanos, e com quase tudo diferente... Mas era só um parêntese mesmo pra isso não passar batido.)
Não é curioso que o caso dele se assemelhe ao caso do goleiro Aranha? O que aconteceu à torcedora do grêmio de lá pra cá? O que aconteceu ao goleiro Aranha de lá pra cá?
Povo Preto, vocês acham mesmo que nossa luta é pra ensinar branco a parar de ser Racista? Vocês realmente acreditam e acham que temos tempo pra perder com isso? Olha a condição do nosso povo. Da sua mãe. Do seu pai. Avós-tios-primos. Olha pros seus colegas pretos. Pros desconhecidos e desconhecidas pretas. Vc acha que sua energia e tempo é pra pedagogizar branco (a)? Você  acredita mais na desconstrução do branco do que na construção do seu irmão e da sua irmã preta? Aliás, por falar em Desconstrução, só é possível desconstruir aquilo que foi construído, correto? Sendo assim, em que momento da História da Humanidade o povo branco foi não-racista e, dali em diante, passou a ser? Quem ensinou o primeiro branco a ser Racista?
Na foto, Ângelo Assumpção, medalha de ouro (mais uma) na Copa do Mundo de Ginástica Artística em São Paulo, 2015.Na convocação em 8 de julho de 2016, Ângelo não foi chamado n
em pro time de reservas, e seu pai viveu pra ver isso acontecer ao seu filho multi-campeão, o melhor disparado daquela equipe, falecendo 2 semanas após a não-convocação do filho, a menos de 1 mês do dia dos pais.Muita energia boa pra você  Ângelo. E que seu pai se torne um Ancestral pra iluminar ainda mais a tua vida, irmão!

Nada se compara ao Racismo. Absolutamente nada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de uma desviada

Para quem é empoderador uma Protagonista Negra em Malhação ?

O cabelo Loiro da Beyoncé a torna menos Negra ?