A preta metida , não vai pedir desculpas a ninguém




Por muito tempo sou vista como a preta metida , e por muito tempo pensei que a culpa era a minha eu poderia ser mais simpática ,eu poderia ser mais mansa , eu poderia mudar para agradar eu poderia, mas não estou interessada .

Cresci num ambiente marginalizado pela alta sociedade da minha cidade ,um lugar que so é lembrado na época de campanha eleitoral . Cresci  tendo minha inteligencia posta em duvida , sera que ela pode mesmo ?.Enfrentei duas cirurgias ,preconceitos ,enfrentei o bullyng da forma mais cruel ,sim crianças podem ser cruéis, bullying e racismo , aquela negra mais feia da classe , aquela negra que não sabe se vestir ,aquela negra que nunca namorou ,aquela negra que vai ficar pra titia ,fui muito subestimada e sabe ainda sou .

Através das nossas vivencias temos duas opções ,ou enlouquecemos , ou nos tornamos mais fortes .nós mulheres negras independente da  posição social temos muitas historias parecidas e se tem uma coisa que somos parecidas  è que somos subestimadas sempre .

quando você é criança e ate mesmo adolescente você não sabe se proteger ,mas através das vivencias somos obrigadas a isso ,quando você é preta e pobre ,não pode pagar analise , não tem como pagar psicologo ,você tem que engolir o choro e continuar lutando foi assim que fiz e faço , a gente quer chorar como qualquer mulher ,mas infelizmente não temos tempo e ombro para encostar a cabeça . 

A unica maneira de tirar a imagem de servil é começar  a reagir ,comecei a reagir ao racismo, comecei a reagir as piadinhas ,comecei a ler cada vez mais , comecei a escrever comecei a me graduar , o que as pessoas esperam que uma mulher que more na periferia é que ela não estude, é que ela não leia é que ela não se posicione , que não se vista bem que não saiba se comportar é isso que esperam de nós ,sempre esperam que sejamos números tristes de estatísticas ou visão caricata que as novelas fazem de nós .

Engraçado como as pessoas se surpreendem quando uma  preta que mora na Periferia diz que escuta musica clássica ,jazz,rock  diz que leu teóricos da filosofia ,historia, literatura  e que saiba discutir sobre tudo ,inclusive sobre a cultura africana  com propriedade , destruindo assim o senso comum  . O conhecimento é libertador ,é mais que uma graduação ,conhecimento é o poder  de conhecer  a si mesmo e quando conhecemos a si podemos mudar tudo ao nosso redor  ,isso incomoda  e fere o ego  de quem nos subestima. Ao  ponto de sermos vistas como metidinhas ,bestas até pelos nossos ,até mesmo os que moram na periferia, não querem amizade conosco , afinal tu se acha demais só por que decidiu remar contra a maré então o que escuto sobre mim é : nossa que nega besta , que preta metida , nossa quem ela acha que é . 


A preta metida teve que engolir muita poeira e ainda vai engolir muito, afinal a preta vive num país que era acostumado a estuprar suas ancestrais nas casas grandes , alimentar com seus seios fartos filhos dos outros enquanto os dela  morriam de fome . A preta metida aprendeu a revidar ,a reivindicar seus direitos ,ou vocês acham que a mulher preta iria ficar debaixo da servidão para sempre ?. Hoje elas são advogadas ,médicas ,engenheiras , Professoras , Chefes de Família ,guerreiras acima de tudo , e nada , nada servis mesmo lidem . Claro que existe uma parcela e uma grande e real parcela ,servindo a vocês e sendo humilhadas  é por essas que lutamos ,são essas que representamos  na nossa militância pessoal , ou coletiva ,são essas que vamos ajudar a descobrir seu poder e potencial de mudar a si  e ao mundo  .


Falando da Preta Ligia silva , isso não é uma indireta é uma direta mesmo ,Sou muito metidinha sim , sou muito chatinha sim , sou Preta sim e vou falar disso  até o fim da minha vida , aceitem . Não vou pedir desculpas pelo que sou não posso pedir desculpas pela visão do que vocês tem sobre o que é ser uma Negra periférica , ou mesmo uma negra que não seja periférica ,ou mesmo o que uma negra tem que ser , se tem alguém que deve pedir desculpas esse alguém não sou eu , a preta metida so esta  devolvendo a vocês anos de humilhações e silenciamento  saibam lidar com esse fato  .  



Se a carapuça serve, falo mesmo

E eu cobro quem me deve .KONKA,karol

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de uma desviada

Para quem é empoderador uma Protagonista Negra em Malhação ?

O cabelo Loiro da Beyoncé a torna menos Negra ?