Mulheres e a síndrome de Iolanda






Iolanda é a personagem de Cristiane Torloni na novela velho chico que se apaixona perdidamente  pelo  personagem principal Afrânio ,Afrânio estudante  rico , rebelde e apaixonado , Iolanda uma mulher independente cheia de vida  ambos protagonizam uma grande paixão ,uma paixão arrebatadora ,que consegue enfrentar uma sogra preconceituosa e superar um tempo longe um do outro .

Lindo não é ? Iolanda abandona a música e vai viver com sua paixão mas ele não continua o mesmo homem ,a prioridade de Afrânio são os negócios da família e controlar a vida dos filhos ,trata Iolanda como propriedade a proíbe de cantar quanto esta sai para algum lugar ,ele manda  espionar .Iolanda vive com um homem que não é carinhoso  nem com ela nem com os filhos dele sim Iolanda também abriu mão da maternidade para cuidas dos filhos de Afrânio ,que não prioriza o relacionamento em momento algum .Iolanda sai de casa ? toma alguma atitude ?  nenhuma  Iolanda diz varias vezes que não deixa Afrânio por que ele ainda vai despertar aquele homem quente e romântico por quem ela se apaixonou ,por isso ela não vai embora ,por isso ela insiste ,as vezes o Afrânio antigo ressurge e Iolanda se contenta com migalhas de carinho e chama isso de AMOR ,o esperar do despertar já dura 30 anos  . 

O mais ridículo de tudo isso é a romantização de um relacionamento extremamente nocivo á personagem, aquela personagem é mais real do que se possa imaginar ,eu já conheci muitas Iolandas ,talvez você conheça uma Iolanda talvez você seja a própria Iolanda e o que eu tenho para dizer para você  é que  :  ELE NÃO VAI MUDAR .

Aquele homem que te dava prioridade ,que dizia que te amava e que hoje controla  a sua liberdade ,não te trata bem  e de quebra tira seu brilho e sua vontade de viver não é nada mais nada menos que o verdadeiro homem que você vive , essa é a verdadeira face sem maquiagem ,não espere despertar algum ,pois isso não vai acontecer  ,quem tem que despertar é você e perguntar eu mereço isso ? .Eu não estou  falando  de fases ruins de relacionamentos pois todos passamos eu estou falando de relacionamento onde a mulher espera 5,10, 30 anos pelo homem que se apaixonou voltar e ele não volta .

A culpa disso é a romantização do que é amor, na novela a personagem jura que é amor ,mas não é ,é uma carência ,é dependência emocional  e uma espera por um personagem que não vai voltar ,a novela  ou mesmo as novelas da globo , não dizem que o amor é uma via de mão dupla ,as novelas não dizem que a mulher antes de amar alguém  tem que amar a si mesma ,só amando a si mesma decidimos o que realmente merecemos .Pare você não é a Iolanda da novela não estrague a sua vida por alguém que tem prioridades maiores ,e se você não é a Iolanda mas acha que é o capitão América pare também ,você não esta aqui para carregar fardos maiores que seus ombros ,mas se você sabe qual o seu real valor e sabe o que merece ajude as Iolandas da vida ,talvez elas nunca saiam dessa ciclo vicioso mas estamos aqui para ajudar umas as outras e mostrar que a vida real não é novela das oito .






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de uma desviada

Para quem é empoderador uma Protagonista Negra em Malhação ?

O cabelo Loiro da Beyoncé a torna menos Negra ?