Manhê, quero um Turbante


Ultimamente o debate do turbante se levantou de forma gigantesca ,diante das polêmicas e "proibições " do movimento negro contra as mulheres brancas indefesas que  tadinhas sempre foram ridiculizadas e perseguidas por usar um turbante .

Em meio a tanta polêmica que se deu nos últimos tempos por conta de um turbante eu me calei ,não acho particularmente que isso tenha importância ,diante do genocídio do povo preto , diante de negros fora do mercado de trabalho ,  diante da violência contra a mulher negra ,eu realmente não me importo se você mulher branca quer usar turbante .

Mesmo assim é importante  salientar algumas observações ,antes o uso de turbante no Brasil era  meramente usado pelas pessoas do candomblé ou ubamda , na Bahia antes da "moda "  era comum já ver mulheres negras com turbantes ,ou tranças , ou Dreads. O empoderamento Estético das mulheres negras  ,trouxe esse resgate do turbante ,batom de cores vibrantes entre outros .Existe um debate em torno do turbante quem inventou ,quem trouxe, bem não vou me adentrar nesse campo ,mas falando de Brasil quem sempre usou turbante foi o povo negro e africano . 

É claro que a Industria da moda não ficaria sem  observar o empoderamento estético da : "mulher negra no Brasil  e abraçou a ideia ,lançando turbantes em lojas populares e tornando o uso Fashion . Mas antes de tudo isso começar Mulher negra era chamada de macumbeira , já teve criança em ponto de ônibus levando pedrada por usar um turbante que representava a sua fé , já teve negra proibida de fazer ENEM por usar turbante ,já teve mulher proibida de fazer a carteira de identidade por usar um turbante ou apenas um pedaço de pano ,como você queira chamar  , (deixarei links abaixo comprovando esses atos  ).

O problema amiga branca  não é você usar turbante é mentir ,dissimular uma opressão que você nunca sofreu ,ou sofrerá por usar um artefato . Não impedimos os brancos de escutar rock e foi o negro que inventou inclusive o "Rei" é branco ,não impedimos o branco de tocar um regae e fomos nós que inventamos , não impedimos branco algum de participar do carnaval da Bahia e adivinha quem inventou o toque do agogô mas fica fora das cordas na pipoca  ? 


Quando você grita vai ter branca de turbante sim ,parece aquelas meninas mimadas que teve tudo na vida mas não aguenta ouvir uma critica a respeito . 

Ao me inspirar a fazer esse texto vi uma situação  que lembrou as brancas oprimidas:
"Duas  lindas meninas  estavam na fila do almoço ,uma  era uma criança negra  e estava com uma boneca negra  em seus braços  brincando de  alimenta-la  ,enquanto a outra criança branca ficava a encarando o tempo todo a  criança negra ,talvez  esteja querendo brincar também pensei .Até que a criança branca puxou a blusa da Mãe e disse : Mãe eu quero aquela boneca negra   ! "

Eu fiquei pensando nisso o tempo todo e como poderia fazer uma analogia , aquela criança provavelmente teria mil bonecas brancas ,mil brinquedos mas naquele momento estava fazendo birra pela boneca negra .É igualzinho com a brancas birrentas do facebook ninguém  as impede de usar nada , de fazer moda com nada ,mas é desconfortável ver que o que elas acham de "tendência " não é mera tendencia e que a "moda"  no Brasil começou com as pretas e que elas reclamam o significado do mesmo .

Então toma teu turbante  engole o choro faz carão e usa #vaiterbrancadeturbantesim  acho lindo e  falo por mim eu não ligo . Eu não ligo mesmo ,eu ligo quando  não se sabe o significado disso ,eu ligo quando se usa  de certas polêmicas para dar oportunidade ao racismo , sim nessa parte eu ligo sim , eu ligo quando opressor quer dá uma de oprimido . 


No mais amiga branca se quiser usar um turbante já falei eu te ajudo faço tutorial  , inda indico lojas de amigas negras  que vivem da vende de turbantes  e precisam pagar conta  , de quebra inda te ensino o significado por que é feio chamar de pano ,algo que não é só um pano .Se na moda você se informa para saber as tendencias do que usar ou não usar em determinadas épocas ,deveria ao menos  se informar sobre o significado do turbante antes de dizer que alguém te proíbe  de fazer algo  . 



Negras africanas de turbante , coloquei essas fotos para você não achar que qualquer toalha de mesa enrolada na cabeça é turbante .



fontes de negras discriminadas por uso de turbante :
http://extra.globo.com/casos-de-policia/vitima-de-intolerancia-religiosa-menina-de-11-anos-apedrejada-na-cabeca-apos-festa-de-candomble-16456208.html
http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/brasil/apos-ser-impedida-por-funcionarios-mulher-consegue-fazer-foto-com-turbante-para-rg/?cHash=c792ee2ed7a6bd9c4aa466ed8a45cd9e
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/salvador/noticia/estudante-diz-que-foi-proibida-de-entrar-em-escola-de-salvador-usando-turbante/?cHash=aba331f07697f74c4c7490572631049b

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de uma desviada

O cabelo Loiro da Beyoncé a torna menos Negra ?

Para quem é empoderador uma Protagonista Negra em Malhação ?